sexta-feira, 22 de maio de 2009

LIBERDADE NÃO EXISTE

Liberdade não existe
Eu falaria sobre liberdade, se as pessoas que estão empregadas não precisassem de chefia;
Eu falaria sobre liberdade, se os professores que conscientizam jovens dessem aulas de fato, sem que alguém lhes cobrasse retorno;
Eu falaria sobre liberdade, se os filhos cumprissem as obrigações escolares sem a cobrança dos pais;
Eu falaria sobre liberdade, se os políticos administrassem (como lhes cabe fazer)honestamente o poder de nos representar que lhes outorgamos;
Eu falaria sobre liberdade, se as igrejas cumprissem de fato a missão de representantes e divulgadoras dos ensinos se Jesus .Aí, sim.Eu falaria de liberdade porque ela existiria. Pois falar sobre aquilo que não existe é perda de tempo.E pensar que nas escolas os professores de redação tem verdadeira obsessão por este tema! Absurdo! E ainda se fala que o aluno deve estudar a partir do conhecido. Ele conhece a liberdade para dissertar sobre ela?
Contudo, se nada disso acontece, por que falar de LIBERDADE? Esta condição a que todo ser humano ambiciona, sem existir? Se existisse, na terra não haveria cargos de chefia, nem patrões, nem líderes fiscalizadores e muito menos monitoramentos, porque todos saberiam e cumpririam por si só suas obrigações.E, cumpririam pelo fato de ter desenvolvido a consciência de que aquilo que se realiza, é um ato feito por si e pelo seu irmão. Pois se tiro de um irmão não é dele que estou tirando, mas de mim, da obrigação que me cabe de amar ao próximo como a mim mesmo. Parece pura utopia, principalmente porque temos assistido a políticos, padres, professores, gremistas, líderes sindicais fazerem apologia a liberdade quando não exemplificam, pois teimam em querer pressionar as pessoas que consideram menos esclarecidas a pensarem tendo-os com referência. Então como se opta por liberdade se não se respeita o direito individual de pensar de agir de decidir ?Você pode esclarecer, mas também deve conceder o direito de escolha. Porque isto é liberdade. Entretanto tal direito tem sido negado em favor da tirania e da subjugação, ain por cima fazendo uso de perseguição.
Para ser sincera, afirmo que o ser humano não tem sequer a liberdade de pensar porque até mesmo seus pensamentos são vigiados por aquilo que os outros gostariam que ele pensasse.
Em suma,como posso falar de liberdade se até o que pensamos, queremos e cremos é o resultado de idéias que nos foram incutidas com propósitos muitas vezes alheios a nossa classe e por pessoas que nunca vestiram a nossa túnica e que falam, contudo, do que acham, mas, nunca do que sentiram
Ah... liberdade, só te poderemos conceituar, definir, sentir, exercitar no momento em que compreendermos e cumprirmos nossas obrigações para com o mundo, o próximo e conosco mesmo. E isso só será possível no momento em que percebermos que a terra não é um espaço apenas de lazer, mas de trabalho realizado com satisfação e responsabilidade em favor da evolução. Então, quando este momento acontecer, podem me convidar para falar sobre liberdade, porque por enquanto eu me recuso a falar do que não existe.

Nenhum comentário: